Minha mãe tem uma série de crendices com ela, e algumas tem relação com os produtos da feira. Ela acha que os produtos da feira são mais baratos e tem mais qualidade que os produtos do supermercado.
Bem, em alguns casos até que sim, mas em geral, há controvérsias! Os caras te vendem um montinho de legumes e no meio lá vai um estragado. Isso sem contar no carrinho do supermercado, nas filas retilíneas, no odor, nas carnes e perecíveis em geral devidamente acondicionados... enfim.
Na feira tem de tudo... e na Feira de São Joaquim, é que tem de QUASE tudo (lembrando da Feira do Rolo, fui obrigada a salientar o QUASE! :o) ). Uma dia eu vou lá com uma máquina... posso até chamar meu amigo Netuno para ver o olhar de fotógrafo dele.
É uma loucura, mas o mais interessante é que é um CAOS organizado. A feira é totalmente setorizada, embora o início dela seja uma polêmica. Para quem está vindo da Calçada, é de um lado, mas para quem vem da Cidade Alta, é do outro.
Tem a parte das flores, da qual sou freguesa assídua. Adoro as Angélicas e Palmas de Santa Rita de de lá. Tem os jarros e panelas de barro, artesanato de palha, as frutas, os legumes, as carnes (essa é legal... as visceras todas expostas, bofe, fígado, tripa, miolo, rabo, orelha, culhões... tudo lá!!), a parte do livramento (onde tem os banhos de folhas, imagens de santos do coandomblé, sincretismo religioso, etc.) e tem a parte que minha mãe (e meu pai também) adora que é a da farinha, feijão, camarão e azeite de dendê. Ela chega a dizer que conhece a farinha de Seu Marcos.... (que lenda!).
A feira também é um excelente lugar para mulheres com problemas de baixa estima. Os feirantes só faltam passar a mão. Tem que ir para a feira vestida a rigor, porque se for diferente, vai ser objeto de desejo mesmo! Então se a mulher quiser testar se está realmente "podendo", vai na feira! É ótimo!
Bem, eu tinha uma missão: achar a barraca de Cuíca para comprar azeite de dendê, porque só serve o de Cuíca. A farinha e o feijão tem que ser em Seu Marcos. Além disso ainda tinha que achar uma pedra para Pedro Ivo, para facilitar a digestão dele, porque ele está na ilha, e tah todo cheio de moral.
Na feira de São Joaquim, para não parecer novato, vc tem que andar com passos firmes... e lá fui eu. Andando como se soubesse onde estava e onde ia chegar.... Perguntei umas duas vezes:
- Onde fica a barraca de Cuíca?
- Cuíca do côco?
- Sim
- Vira na segunda rua a esquerda.
Impressionante como eles todos se conhecem.
Cuíca é uma simpatia. Falei para ele quem eu era e ele me vendeu um azeite maravilha. Na saída tinha que comprar as mangas de marido. Tah com desejo ele esse mês.
O cara quis me enrolar... tudo molenga. Desisti. Comprei uma siriguela que estava o bicho!!!!
Hum.... delícia!
2 comentários:
baixa estima <> baixa auto estima
:P
sumiu mesmo hein?
Realmente, um erro!
:-)
Estava viajando.... afogando as preocupações nas praias!!
Postar um comentário