21 de janeiro de 2013

Pais culpados, filhos poderosos!

Não vou mentir, que em muitas situações fico APAVORADA quando vejo algumas crianças "colocando pais e avós no bolso", por assim dizer. Fazem o que querem, esperneiam, gritam, batem, cospem... é realmente de apavorar!

Crianças que não sabem o significado da palavra "não", não sabem quando parar, quando continuar: uma nova geração que beira a completa falta de limites. E ninguém acha nada demais nisso: é a tal da evolução, novos tempos, modernidade, ou sei lá mais o que!

E como é do ser humano, fico me perguntando o porque e acho que estamos numa verdadeira odisseia rumo ao abismo. Acredito que uma das razões seja que os pais estão se sentindo cada vez mais culpados por não estarem perto de seus rebentos o tempo necessário, ou quanto gostariam de estar. Afinal, eles precisam sair para trabalhar, ganhar o pão, estudar... e na volta compensam sua ausência com a permissividade.

- Deixa ele fazer... o que é que tem?

Para mim, que ainda aprendo a ser mãe a cada dia, a permissividade exagerada ou disfarçada é sempre uma opção muito perigosa.

E vamos nós, caminhando com essas crianças sem limites, criando problemas para o futuro.

Um comentário:

Nina disse...

é isso mesmo Flávia, crianca precisa de limite e desde cedo. Colocar pai no bolso? nao conhecia essa expressao :-) so lembro daquele versinho infantil.. "batatainha qd nasce" ;-)