Conta-se um caso na Bahia, acontecido nos idos de 2008 que um sujeito do povo, daqueles sem instrução nenhuma, que tomando a boa e velha "cerva" numa latinha de um bar bem "xumbrega" contraiu a "lecto". Lecto? Não conhece? Bem, trata-se do apelido para os mais íntimos, rol do qual eu (Graças a Deus) não faço parte, daqueles que conhecem a LEPTOSPIROSE!
Enfim, o sujeito já bem debilitado, depois de apresentar os sintomas resolve procurar o médico, que faz o seu papel e esclarece que a doença é séria e requer cuidados especiais. O sujeito bem do povo, tipicamente como a maioria dos baianos fez cara de desdém e seguiu para uma feira (não sei qual) para procurar um daqueles curandeiros que por lá se vê aos montes!
Já na feira, papo vai, papo vem, ele pergunta:
- Rapaz, eu to com lecto!
- É mermo??
- E é! Fui no médico... ele disse que eu tenho que fazê umas parada aí pra vê se fico bom.
- Que nada! Precisa nada disso não. Vá para casa, pegue o rato e faça um chá. Quando tiver ainda quentinho você bebe.
O sujeito segue para casa preocupado com toda aquela história... chegando em casa, resolve pegar aquele "pega-tudo" que comprou na quitandinha e testar
- Vamo vê se eu pego essa por$%! desse rato
No outro dia, de manhã bem cedinho, lá estava o rato, ainda gritando preso naquela super cola.
O sujeito cuidadosamente depila o rato, e coloca no fogo na água fervente... Faz todo o preparado e coloca numa xícara. Coloca uma pedrinha de gelo para diminuir a quentura e desce o "chá de rato" goela abaixo.
Dias depois, notado o sumiço de dias sem dar notícia, a família do sujeito resolve sair em sua caçada. Ao chegar em casa dá de cara com o cadáver. Foi um chororô dos pecados! Causa da morte: Infecção causada por doença de rato.
Ainda no enterro, o amigo da feira (aquele que receitou o chá infalível) disse:
- É rapaz... morreu mesmo.... Mas eu disse a ele que o chá tinha que ser feito com o mesmo rato que mijou na latinha... ele foi fazer com qualquer um... taí... morreu!
hehe...
Aí eu fico me perguntando... era chá ou era sopa? Porque como já dizia um ex-amigo, se é que isso existe, Chá é de folha... se tem bicho, então é sopa!